Modalidades - Artística

Livre Individual

Esta é a modalidade em que os patinadores patinam sozinhos para apresentar suas rotinas. As apresentações são sempre acompanhadas de músicas e combinam a dança com os elementos técnicos da patinação. Os patinadores são avaliados com relação à técnica e ao grau de dificuldade apresentados, e com relação à apresentação, que inclui posições, utilização da pista, balanceamento da coreografia e sua adequação à música.

Figuras Obrigatórias

É uma modalidade que vem sendo muito utilizada em competições e como parte do treinamento de atletas. Consiste na execução das figuras, que são avaliadas pelos juízes com relação à limpeza dos movimentos, perfeição do traçado, constância na velocidade. Executadas em círculos e bóculas, avaliando o eixo e a postura do patinador.

Solo Dance

Essa é uma modalidade muito difundida no mundo. O patinador executa movimentos livres de acordo com a musica, explorando sua expressão e simpatia no desenvolvimento da dança, incluindo muitos trabalho de footwork, sem saltos ou corrupios.

Free Dance

Modalidade Brasileira e preparatória para o Sul-Americano, aonde o atleta explora o ritmo da dança em um diagrama na pista. Sua simpatia e expressão artística é essencial para uma boa apresentação.

Dupla de Dança

Nesta modalidade os patinadores se apresentam em duplas formadas por um homem e uma mulher. O conteúdo das apresentações é semelhante ao dos solos. Porém, existem ainda os levantamentos, as piruetas em dupla (onde o casal gira junto) e os saltos lançados, onde o homem lança a mulher para a execução do salto.

Precisão

Nesta modalidade os patinadores patinam em grupos com 8 a 24 participantes. Aqui são apresentadas coreografias semelhantes às apresentadas por grupos como o Holiday On Ice ou o Ice Capades, danças coreografadas, porém com simetria de corpo e elenco.

Grupo de Show

Como o próprio nome já diz, esta é uma modalidade que é desenvolvida em grupo, um teatro em patins, você desenvolve um tema e o explora em cima das rodas.

Artística