Modalidades - Hóquei

O hóquei sobre patins é um esporte coletivo, em que os atletas rolam sobre patins e usam um stick para conduzir uma bola que tentam introduzir na baliza adversária. O hóquei em patins é jogado por cinco jogadores, quatro em campo e um guarda-redes. Neste esporte são utilizados os seguintes equipamentos: Patins (compostos por quatro rodas cada um, freios, bases e botas), stick e bola. Como equipamentos de proteção utiliza-se caneleiras, joelheiras, luvas e no caso do guarda-redes, protecção de coxa e mascara para a cabeça.

Hóquei tradicional foi a primeira modalidade da patinagem a conseguir o estatus de esporte olímpico, algo que aconteceu durante os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992.

O esporte é praticado atualmente em cerca de trinta países, onde é muito apreciado em Portugal, Espanha, Itália e Argentina.

O hóquei tradicional chegou ao Brasil em 1952, por influência dos imigrantes portugueses que viviam no País. A primeira presença de equipes brasileiras em campeonatos mundiais foi em 1953, em Genebra, onde o Brasil se classificou na 10ª posição (total 13 países). Atualmente, e apesar das dificuldades económicas, o Brasil é a 5ª melhor seleção masculina e a 2ª Melhor seleção feminina do mundo.

Hóquei