Mensagem da Presidência da CBHP 08/06/20

A toda a comunidade brasileira das modalidades dos esportes sobre patins, saudações!

Prezados, esperamos que se encontrem bem de saúde juntamente com seus familiares.

O ano de 2020 mudou o mundo em quase todos os aspectos e, com o esporte, não poderia ser diferente.

Conforme comunicados anteriores, seguimos monitorando diuturnamente a evolução das questões sanitárias nos estados onde existem federações filiadas em relação à retomada das mais diversas atividades, sempre muito atentos ao retorno da abertura dos clubes e academias, o que felizmente já está ocorrendo em alguns municípios.

Também nestes últimos três meses, vimos mantendo constantes contatos com os dirigentes de outras confederações nacionais através de reuniões virtuais dos comitês executivos das confederações sul-americana e pan-americana, para monitorar as situações locais sobre a retomada às atividades, inclusive sobre o aspecto da liberação das fronteiras. Recentemente também participamos em uma reunião convocada pelo Presidente da World Skate com os países das três américas, sobre todo o panorama atual e as perspectivas quanto ao futuro dos eventos internacionais previstos para o nosso continente em 2020.

Pouco antes de declarada a pandemia, estávamos a todo vapor com a execução do planejamento das atividades de calendário de todas as disciplinas, realizando os primeiros eventos estaduais, participando dos primeiros cursos e seminários técnicos e planejando outros tantos. Agora estamos, CBHP e Federações, promovendo e participando como nos seja possível, de atividades virtuais nas diferentes modalidades. Esta tem sido a única solução momentânea adotada em todo o mundo e, com a melhoria, surgimento e fácil acesso às mais diversas ferramentas digitais, penso que veio para ficar.

Num contexto geral, a retomada das atividades sociais, estudantis, comerciais (inclusive viagens aéreas) etc, estarão sendo reiniciadas a partir de junho/julho, o que é uma boa notícia, porém, 2020 tem sido um ano totalmente atípico onde estivemos todos impedidos de realizar as mais simples atividades cotidianas, agora já por quase três meses. Nesse cenário portanto, é difícil imaginar que as festividades juninas; as férias escolares; as festividades de final de ano e até mesmo o carnaval de 2021; poderão ser realizados normalmente visto que todas estas atividades causam muita aglomeração. Teremos então de nos adaptar para superar este período de transição pós-retomada das atividades.

Com base no exposto, estamos construindo de forma concatenada, plausível e criteriosa, os caminhos para a retomada de nossas atividades esportivas, em linha com o que solicitou a World Skate em um comunicado de março e na acima citada reunião virtual de maio. Neste contexto, a prioridade segue sendo a retomada das atividades do calendário nacional, temporariamente suspensas por motivos de força-maior, mas no que sempre estivemos trabalhando desde o início da situação totalmente inusitada que estamos todos vivenciando, pela declaração da Pandemia da COVID-19.

Alguns de nossos eventos já estão sendo e outros ainda terão de ser reprogramados dentro das melhores condições possíveis à maioria dos participantes: atletas e suas equipes, dirigentes, técnicos, juízes, organizadores e, sempre que possível, a participação do público. Para isto, cada evento deverá apresentar um protocolo específico que levará em conta as condições sanitárias e determinações municipais de cada Sede – as quais poderão inclusive ser revistas em benefício da maioria dos participantes, dependendo da modalidade.

Assim, para alcançarmos nossos objetivos esportivos, o ano-calendário esportivo de 2020 da CBHP será estendido até os primeiros três meses de 2021. Isto nos dará maior flexibilidade para reprogramar e realizar os diversos eventos previstos para 2020 e entrarmos física, emocional e tecnicamente melhor preparados no ano-calendário de 2021 - que se iniciará em abril, terminando em dezembro de 2021.

Da mesma forma, o ano-calendário internacional de 2021 da Confederação Sul-americana de Patinagem se iniciará em maio, na cidade argentina de Rosário, com a realização dos I Jogos Sul-americanos de Esportes sobre Rodas - uma grande festa das modalidades sobre patins, onde serão disputados sete diferentes campeonatos Sul-americanos simultaneamente,.

Esperamos que este inédito e muito importante evento, seja uma luz no fim deste túnel e que sigamos trabalhando motivados com o objetivo de alcançá-la.

Quanto aos eventos pan-americanos e mundiais previstos para 2020, ainda estamos aguardando pelas informações oficiais desde a confederação Pan-americana e da World Skate, o que deverá ocorrer nos próximos dias de junho.

Esperando revê-los muito em breve nos ginásios, aproveitamos para desejar muita saúde a todos!

Atenciosamente,

Moacyr Neuenschwander Junior
Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação
Presidente


Voltar