top of page
Foto do escritorFGP

ÁRBITRAS FGP DA PATINAÇÃO ARTÍSTICA, CONVOCADAS PARA OS III JOGOS SUL-AMERICANOS DE ESPORTES SOBRE RODAS 2024

O primeiro evento, o Campeonato Sul-Americano de Clubes, aconteceu entre os dias 16 e 24 de outubro, em Barra Velha, e contou com a presença das árbitras oficiais Ana Paola Oliveira e Maria Eduarda Pereira. No segundo evento, o Campeonato Sul-Americano de Nações, realizado de 31 de outubro a 9 de novembro, em Balneário Camboriú, Ana Paola Oliveira voltou a integrar a equipe de oficiais, agora acompanhada pela árbitra Rafaela Scherer.


Esse evento, que marca o encerramento das competições internacionais de 2024 e celebram os 70 anos da Confederação Sul-Americana de Patinagem, reuniram atletas de seis países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. No total, o evento de Nações contou com 343 atletas, 114 técnicos e 15 oficiais de julgamento, responsáveis por avaliar 47 provas nas modalidades de Figuras, Dança, Livre, Inline, Duplas e Grupos e Quartetos de Show. A prova mais numerosa foi a de Livre Senior Feminino, com 20 atletas, entre eles campeões mundiais e pan-americanos, realçando o nível técnico da competição.


Além de sua participação na arbitragem das provas, Ana Paola Oliveira e Rafaela Scherer também participaram de um seminário internacional conduzido por Nicola Genchi, Diretor do Comitê Técnico da World Skate, realizado nos dias 29 e 30 de outubro. O seminário, direcionado aos técnicos e árbitros presentes nos Jogos, abordou uma análise técnica das disciplinas da patinação artística, com foco nas atualizações e tendências que orientarão a modalidade nos próximos anos.


A oportunidade de aprendizado com uma referência global como Nicola Genchi ressalta a importância da atualização contínua para árbitros e técnicos, indispensável para manter o alto padrão de julgamento e garantir que as avaliações sejam sempre justas e alinhadas às melhores práticas internacionais. A presença de Ana Paola e Rafaela no seminário reforça o compromisso da FGP com a capacitação e a qualificação de suas árbitras, promovendo um constante aperfeiçoamento e adaptação às inovações da patinação artística.


Realizados em duas cidades costeiras do sul do Brasil, os eventos contaram com a infraestrutura do Ginásio de Esportes de Barra Velha para o evento de Clubes e o Ginásio Multieventos Hamilton Linhares Cruz, em Balneário Camboriú, para o evento de Nações. Estas cidades, com suas estruturas turísticas e esportivas, proporcionaram o ambiente ideal para a realização de competições de alto desempenho e para a celebração da Patinação Artística sul-americana.




40 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page